Muitas vezes, o aprendizado é confundindo com a memorização cansativa dos conceitos científicos. Na verdade, esse excesso de atividade repetitiva cansa a mente e o corpo, desgastando a relação do estudante com o prazer potencial de adquirir novos saberes. Portanto, lembre-se de que ser um bom estudante não requer noites em claro e tampouco uma renúncia completa à diversão. Descanso e lazer são fundamentais para manter a disposição e melhor conciliar a vida com a carga de exercícios e leituras. Para organizar uma prática escolar saudável e diversificada, é fundamental estruturar um roteiro de estudos claro, equilibrado e cuja execução seja viável conforme os seus contextos, evitando frustrações. Nesse roteiro, não deixe de prever momentos de descanso, lazer e diversão. Além disso, adote uma postura otimista e agradável em relação aos conteúdos escolares: mais do que obrigação, encare-os como momentos de descoberta, emancipação e desenvolvimento intelectual-cognitivo individual, não somente para os vestibulares e provas, mas para toda a vida!
Ainda que você consiga adotar uma postura equilibrada e entusiasmada com as suas práticas de estudo e desenvolvimento, saiba que sentimentos de cansaço e hesitação podem surgir ao longo da sua jornada. Não encare esses momentos apenas sozinho! Conte com sua família, amigos e com todos da comunidade escolar do Olimpo. Juntos, somos capazes de construir uma cultura de motivação, vontade e resiliência, apoiando uns aos outros nos momentos de queda da concentração. O desenvolvimento escolar raramente representa uma linha reta. Trata-se de um caminho sinuoso que atravessa anos repletos de descobertas, mudanças e desafios – inclusive na vida pessoal-familiar. Nessa travessia, é preciso querer! Em conjunto com os apoios e incentivos da escola e de outros meios, é fundamental desenvolver aquela garra que nos move, aquele desejo de ingressar na carreira dos sonhos e poder fazer a diferença. Independentemente de qual seja a sua aspiração, conte conosco! Com vontade de vencer, vamos juntos conquistar o seu futuro!
Você sabia que o local em que você estuda pode influenciar no seu desempenho? Estudar sempre no mesmo lugar facilita a concentração. Pela habitualidade, a nossa mente consegue focar com mais afinco nos procedimentos cognitivos relativos à aprendizagem (da memorização à percepção criativa de correlações). Se você não possuir um espaço só seu, bibliotecas são ótimas alternativas.
Na escolha do seu local regular, busque estudar em um ambiente arejado e bem iluminado. Durante o dia, abra as janelas e aproveite a luz natural. Caso precise estudar pela noite, conte com uma boa luminária e evite forçar a visão. A ergonomia também é muito importante! Mente e corpo caminham juntos. Certifique-se de que a sua mesa possua uma altura adequada, coincidente com a de seus cotovelos quando você estiver sentado. Prefira também um móvel amplo que permita a organização de todo o seu material. Ah, não podemos esquecer da cadeira! Estudantes dedicados sempre passam muito tempo sentados ao longo do dia. Por isso, é essencial contar com uma cadeira ergonômica e confortável, evitando dores na coluna e possíveis lesões. Ao sentar, mantenha a coluna ereta, formando um ângulo de 90º em relação às coxas, e deixe os pés inteiramente apoiados no chão ou em um apoio.
Nos momentos reservados ao foco, evite as dispersões. Avise aos seus familiares sobre a sua rotina e fuja das chamativas notificações de redes sociais. Na hora de estudar, a internet pode ser uma poderosa ferramenta, mas é preciso utilizá-la com cuidado e enfoque exclusivo nos conteúdos escolares. Com um roteiro disciplinado, será muito mais fácil evitar as tentações dos games e das redes. Portanto, faça pausas periódicas e busque conciliar o seu cronograma com outras atividades dentro e fora de casa. A rotina equilibrada é a chave para o sucesso na escola e na vida!
Ler e compreender nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente diante de inúmeros recursos, temas e possibilidades da linguagem. A boa leitura depende de uma prática de longo prazo no decurso do desenvolvimento escolar. Não se aprende a ler com qualidade analítica-interpretativa às vésperas de uma prova. É preciso desenvolver o hábito de uma leitura aprofundada dos mais diversos tipos textuais ao longo da nossa trajetória na escola, inclusive a partir da leitura de livros sem relação direta com os assuntos escolares. A leitura de obras literárias do seu interesse pode proporcionar o desenvolvimento prazeroso da sua capacidade crítica de decodificação, inferência e imaginação. Vamos conferir algumas outras dicas de leitura?
Nesse manual, já destacamos a importância de um roteiro de estudos equilibrado, consciente e responsável. Confira algumas dicas para organizá-lo da melhor forma!
Qual é a duração ideal de um plano de estudos?
Faça planos periódicos de acordo com os seus objetivos. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Os seus objetivos de estudo devem estar em sintonia com o ritmo do conteúdo da sala de aula. Lembre-se de respeitar os seus limites e buscar uma relação saudável e prazerosa, como também responsável e comprometida com a aquisição do conhecimento.
Como organizá-lo?
Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia os componentes curriculares a serem estudados e revisados conforme o andamento curricular da sala de aula. Detalhe os conteúdos e as metas em outra tabela.
Como dividir o tempo entre os vários componentes curriculares?
Intercale os componentes curriculares preferidos com aqueles que você ainda não desenvolveu muita afinidade. Evite, por exemplo, estudar Matemática e Física em seguida, visto que as duas matérias exigem cálculos. Alterar os campos cognitivos mobilizados e exercitar a interdisciplinaridade contínua são ações que subsidiam uma formação íntegra e reforçada.
Como controlar o cumprimento do plano de estudos?
Marque na tabela cada tarefa realizada, preferencialmente com um vigoroso “check”. Essa prática motiva e incentiva o cumprimento diário dos estudos. Lembre-se: um roteiro viável e equilibrado entre a responsabilidade e o descanso é o ideal ao bom rendimento no longo prazo. Deixe períodos livres para eventuais reposições e evite traçar uma rotina inviável ao seu contexto. Embora a quantidade seja importante, o seu tempo de estudo deve ser de concentração, foco e muita qualidade!
Ao longo da nossa trajetória de estudante, é preciso cuidado para não desperdiçar o tempo dedicado aos estudos! Confira dicas para evitar os principais erros.
© 2023 Colégio Olimpo - Todos os direitos reservados
Olá, posso ajudar?